Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

L O A D I N G

A UTILIDADE DO BLOCKCHAIN NA INDÚSTRIA DA MODA

Priscila Bonini

In: Seleção de Artigos Jurídicos – ABA/RJ

A principal conexão entre as marcas e os consumidores na atualidade é a compatibilização de valores e ideologias, uma vez que o consumo consciente cresceu em torno de uma demanda que se permeia em representatividade e, assim, a aproximação dos clientes da história por trás dos produtos tornou-se fundamental.

Busca-se cada vez mais a responsabilidade e consciência sobre as posições sociais e políticas das marcas com as empresas que se relacionam, assim como as práticas sustentáveis desde o processo produtivo até a sua disposição.

Deste modo, quão mais transparente a indústria se proponha a ser, maior a possibilidade de conexão por parte dos consumidores e consequente expansão das marcas.

Nesse sentido surgiu o blockchain, uma ferramenta inovadora que tem como propósito, dentro da aplicação na indústria da moda, criar essa conexão transparente quanto à cadeia produtiva, viabilizando a troca de informações de forma fidedigna.

Baseia-se em uma tecnologia descentralizada[1], ou seja, cujas informações não partem e uma autoridade central, que, neste caso, seria a marca, mas que, do contrário, possibilita a participação de todos os fornecedores através da confirmação das informações dispostas[2], os quais devem validá-las, gerando confiabilidade nessa troca.

A plataforma oportuniza o acesso às informações através de um código denominado “QR Code”, presente na etiqueta de cada peça, concedendo a qualquer um o conhecimento da história por trás destas[3], garantindo-se, assim, a confirmação de sustentabilidade, qualidade e autenticidade quanto ao processo e vestimentas[4]. Há, da mesma forma, um trabalho de assessoria e estímulo às oficinas de costura a se formalizarem e a oferecerem segurança e condições justas de trabalho[5].

Ademais, o fato de as informações serem registradas de forma sequencial, histórica e imutável[6], como anteriormente explicitado, garante, de modo efetivo, que a transparência e rastreabilidade se oportunizem.

O propósito é, portanto, fornecer informações seguras e confiáveis, de maneira que o consumidor possa se alinhar ao posicionamento da marca e, evidentemente, combater um dos maiores problemas contemporâneos da indústria: as condições laborais.

É inconteste que essa demanda de a moda se tornar comprometida com a sustentabilidade ambiental e social representa um grande marco, eis que o sistema de moda se desenvolveu na Revolução Industrial[7], ou seja, já, de princípio, pautada em princípios contrários ao desenvolvimento sustentável e do consumo consciente. A tentativa é, pois, reverter esse processo e alinhar às demandas evolutivas da modernidade.

Induz-se, de sobremaneira, que a aplicação do blockchain é revolucionário ao impulso de um futuro de práticas mais justas e conscientes, representando não uma tendência, mas uma prática inconteste ao futuro e evolução da indústria.

[1] MARANHÃO, Matheus. Descentralização e Blockchain – Passos rumo ao futuro. Disponível em: https://cointimes.com.br/blockchain-descentralizacao-ao-futuro/. Acesso em: 16 nov. 2020.

[2] CUNHA, Renato. Aumentando a Transparência na moda com blockchain. Disponível em: https://www.stylourbano.com.br/aumentando-a-transparencia-na-moda-com-blockchain/. Acesso em: 16 nov. 2020.

[3] SIEPIERSKI, Ana Luiza. Blockchain como impulsionador da sustentabilidade na indústria da moda. More Brands and Fashion. Disponível em: https://www.morebrandsandfashion.com/single-post/2020/10/09/BLOCKCHAIN-COMO-IMPULSIONADOR-DA-SUSTENTABILIDADE-NA-INDÚSTRIA-DA-MODA—Ana-Luiza-Siepierski. Acesso em: 17 nov. 2020.

[4] COLERATO, Marina. Como o Blockchain pode deixar a moda mais transparente e sustentável. Disponível em: https://www.modefica.com.br/blockchain-moda-transparente-sustentavel/#.X7PL_S_5SRs. Acesso em: 17 nov. 2020.

[5] SANTOS, Clarice Fernandes. A tecnologia blockchain na indústria da moda. Disponível em: https://modacomdireito.com.br/a-tecnologia-blockchain-na-industria-da-moda/. Acesso em: 17 nov. 2020.

[6] FERREIRA, Afonso. Blockchain e o mercado da moda. Disponível em: https://medium.com/@afonsoferreira_54831/blockchain-e-o-mercado-da-moda-69ad71bb7868. Acesso em: 17 nov. 2020.

[7] TÓDERO, Mirele. Consumo consciente e percepção do consumidor sobre ações corporativas vinculadas ao conceito de responsabilidade social: um estudo no setor da saúde. Dissertação de Mestrado. Universidade Caxias do Sul – agosto de 2009. pag. 36.